Pesquise por nome

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Nos tempos idos, tínhamos a nossa disposição esse tipo de material para combater a criminalidade.

 

Começamos uma exposição de parte de nossas antigas ferramentas de trabalho, o que nos parece até assustador para alguns hoje em dia , se comparado  com a evolução bélica, de instalações, comunicação e transporte, mas era dessa maneira que trabalhávamos.

Aos agentes eram cautelados um revólver calibre 38 com 6 munições, e em alguns casos um par de algemas. Esse era o material de defesa do policial civil, quando muito tínhamos uma Escopeta calibre 12, que infelizmente provocou muito acidentes envolvendo os policiais pelo fato do mecanismo da mesma ser interno e nada confiável, essa arma ganho uma alcunha de "Vaca Mocha", porque ao fechar a arma, essa estava apta a efetuar o disparo e qual esquecimento, lá ocorria o tiro. Esta arma foi substituída por outra do mesmo calibre com percursores externos e trava de segurança.

🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰

Começamos pelos aparelho de telefone, o primeiro aparelho, Era do Disco, foi o mais usado pela Instituição  e em segundo lugar veio o telefone com teclas digitais, quer um objeto tido como "Chique" na época

Esse aparelho era o moderninho pós Disco.

Escopeta calibre 123 - a "Vaca Mocha" - Perigo eminente.

Escopeta calibre 12 - mais moderna e mais segura- 2 tiros para resolver a situação ou, ter habilidade de municiar novamente a tempo no confronto.
Esse é o rifle Puma que vinham em 2 versões, sendo uma no calibre 38 e a outra no calibre 44.
Essa era a velho e boa MT12, calibre 9 MM, companheira diária em nossas missões.
Esse era o Revolver Taurus calibre 38 que foi usado pela Policia Civil de Rondônia, por pelo menso 30 anos.
Esse modelo de máquina de datilografia era o mais moderno da época, sendo da Marca Olivetti, foi a que ficou mais tempo em uso eu presumo.
 
Esse modelo arredondado era o mais antigo, e tinha de duas marcas, sendo a Olivetti e a Remington, trabalhei com ambas registrando Ocorrências e outros documentos pertinentes, e também produzindo os Relatórios de investigações. Trabalhei uma dessas que cuja letra S era solta, e era comum ao digita-la, o tipo da letra sair voando pela sala.
Só apara lembrar, as Autenticações de documentos eram feitas com os famosos carimbos da Instituição.

Um chaveiro das antigas confeccionado pelos Sindicato dos servidores da Polícia Civil de Rondônia - Sinsepol
Temos ai um grupo de viaturas da época, tinha desde o X-10- X20, X12 Xavante, Fusca, Micro ônibus Gurgel e Agrale,Chevrolet Veraneio, talvez tenha sido o carro mais emblemático da PC-RO, Toyota Bandeirante, Jipe Engesa, dentre outros modelos de viaturas policiais.

O Portal de entrada da Academia de Polícia Civil de Rondônia, local onde muitos de nós receberam as Instruções para a vida policial.

 

Veja também: Sobre a Academia de Polícia Civil

 

 🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆

Pensamento de Hoje:

"Os momentos são recordações em fotografias, aquilo que foi bom, julgado na forma de passado se torna vagas lembranças na mente. E por mais que não queira lembrar, por ser triste e não poder voltar, pois nenhum presente deixa de ser passado. A saudade toma conta de mim e apenas murmuro pelos cantos, como uma criança que ainda não cresceu."

Larissa Silva B. Cruz

 
 

Post: Adm G.Gomes
Parceria: Dr. Pedro Marinho, João Paulo e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e mande sugestões

Acervo Virtual PCRO

Top Comentaristas