Pesquise por nome

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

O policial Josmar Câmara Feitosa contou uma de suas histórias na Polícia Civil.

 

A minha história se deu quando eu estava lotado na DRE, por volta dos idos de 1983, nosso destemido delegado titular era José Jório Ismael da Costa. Toda a equipe era fechada com ele, – o temido “Escovão”, muito amigo da equipe e querido pela mesma.
🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰
 Nós apelidávamos a nossa equipe de ‘elite’, pois era formado por excelentes profissionais, como o saudoso Luís Ataíde, paulista de Dracena – que por sinal foi quem me apresentou a música sertaneja, em razão de suas raízes e que até os dias atuais, não pode faltar no meu repertório musical – o falecido Ivaldo Pimenta Fernandes, policial dos mais corajosos, cujo espaço aqui seria pequeno para descrever o mesmo, pois tive a oportunidade de comprovar isso quando fui destacado para o garimpo pela primeira vez e ele foi o meu parceiro, (Garimpo do Embaúba) ano de 1983, só nós dois de Agentes, um delegado e um escrivão, para cuidar de milhares de garimpeiros, podendo por ai ver a qualidade e o destemor da equipe, compunha ainda a equipe do DRE, o recém falecido José Carlos de Araújo, o policial Marcondes, que abria garrafa de bebidas com um soco técnico de cair o queixo, tinha também o Paulo Calixto, excelente policial, dispensando maiores comentários, tinha ainda na equipe o Antônio Miranda dos Santos dentre outros.
Certa ocasião tivemos que fazer uma busca e apreensão na casa de um traficante famoso na época de nome “Iramar”, tanto que o mesmo saiu até nas páginas da revista Veja, devido a sua periculosidade.
Naquele tempo não havia necessidade de mandado do Juiz, pois bastava o delegado se fazer presente e já era possível se realizar a busca. Naquela ocasião, o Dr. Jório estava presente e foi aquele alvoroço por se tratar do elemento famoso e perigoso. Me lembro que quando estávamos fazendo a ‘varredura’ no local’, toda vez que eu me aproximava de determinada área da residência, a comparsa do mesmo dizia para mim que o delegado estava me chamando, ocorrendo esse aviso por duas vezes, quando entãoperguntei ao delegado Jório se de fato ele havia me chamado e diante da sua negativa, desconfiados fomos até o lugar que a comparsa tentava me desviar a atenção, e então encontramos vestígios de que a terra fora removida, oportunidade em que o Dr. Jório mandou o bandido cavar a área e foram encontrado 10 quilos de maconha prensada, tendo imediatamente algemados os meliantes, ocorrendo muita alegria e satisfação na equipe, em razão do achado.
O que mais chamou a atenção nesse fato foi o nosso faro e perspicácia no desenrolar da operação, cujas prisões ensejaram muita comemoração, em razão da periculosidade daqueles indivíduos e por terem eles sido retirados de circulação e que mesmo agindo há bastante tempo nem mesmo a Federal o tinha prendido.
Essa é minha história juntamente com todos os participantes dessa DRE do passado. Oportunamente trarei novas história pois o nosso passado e todas as dificuldades vividas, deve m ficarem registradas para o futuro.
 🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆
Pensamento da vez:

Patriotismo é para os bravos, para os que não se derrubam com as crises, para os que não desistem por um pequeno período de império mal comandado, para os que conseguem enxergar além do que nos mostram...
Patriotismo é a saída. A saída é dos campeões

Moon

A  colega policial Josmar Câmara Feitosa faleceu  na cidade de São Luis - Maranhão onde residia depois de se aposentar,em sua residência. O passamento ocorreu aos 12 dias de Agosto de 2019

 Ficou para seus companheiros  a lembrança de um policial aguerrido e muito disposto para trabalhar na muito mais  árdua missão policial em tempos idos.
+ Hoje então é a data do falecimento desse guerreiro, completando cinco anos de  sua partida.
 🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰
 Referências do Post:
 🔆 Post: G. Gomes
 🔆 Colaboração: Dr. Pedro Marinho 
 🔆 Origem: Sinpetro
Esse Canal: www.museupcro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e mande sugestões

Acervo Virtual PCRO

Top Comentaristas