Mostrando através desse arquivos como era a forma de trabalho e deslocamento de equipes policias para va´rios locais do Estado e ate para outros Estados, com muitas dificuldades e limitações materiais, os destemidos policiais do passado, jamais viam problema em encarar o perigo de cada trabalho, cada missão, cada desafio, fosse onde fosse, não importava a hora nem as condições do clima.
Com essas viatura fazíamos condução de preços, de autoridades, de pessoas doentes, sim, porque no passado os policiais civis ajudavam muito as comunidades e vice versa.
🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰🔰
Muitas vez ou quase todas vezes, tinham até que resgatar corpos de vítimas de locais de difícil acesso, locais em que as famílias muitas vezes não tinham condições de fazer o resgate de seu ente. Mas os policiais também faziam esse serviço com frequência.
De minha parte, perdi a conta de quanto homicídios atendi até de madrugada na zona rural, debaixo de chuva no meio de "derrubadas", Garimpos e tudo o mais. Os companheiros que trabalharam comigo ou em nossa éoca, podem atestar nossa luta para fazer uma Polícia de qualidade com a realidade da época.
Em todos locais que trabalhamos, claro, sempre tínhamos esse tipos de viatura para trabalhar, quando tinha.
Ai tem um guerreiro em ao lado de mais uma viatura VW Fusca. |
Mais viaturas em conserto, inclusive uma descaracterizada pelo visto, fazendo reparos na pintura e consertos em geral. |
Várias viaturas baixadas para consertos ou reformas na Oficina da Polícia Civil. |
Viaturas baixadas para conserto na Oficina da Polícia Civil, onde dá para ver Fuscas e Toyotas Bandeirantes, além de outros Modelso e marcas.. |
Esse era um veículo Chevrolet - Modelo C-10 com Cabine dupla com carroçaria aberta, que serviu por um tempo longo na Polícia Civil de todo Estado. |
Esse local era a Oficina na Polícia Civil em Porto Velho, localizada atrás do prédio do Detran que por sua vez situa-se em frente ao Hospital de Base de Porto Velho -RO. |
Policiais de Ariquemes ao lado de uma Viatura policial civil marca Chevrolet- Modelo Veraneio que era um "Camburão", pela aparência do prédio da delegacia, tudo indicava que era o antigo Segundo DP. |
Os policiais Raimundo Nonato e Mário Rodrigues Furtado sentado em um veículo Gurgel X-12 e à frente deles o Gurgel G-15 que servia de "Camburão", ambos com motores Volkswagen. |
Esperamos que vocês tenham apreciado esse conteúdo e que tenham tido noção de como fazíamos nossos deslocamentos nos trabalhos policiais, que no passado eram bem diversificados.
Para que tenham uma ideia, era numa Delegacia que se resolviam a maioria dos problemas sociais, que passavam desde conflitos familiares, problemas de vizinhos, conflitos agrários, condução, vigia e manutenção de Ordem nas Cadeias que eram nas Delegacias, condução de presos para Audiências, Rondas Noturnas no interior principalmente, escolta de personalidades e autoridades e demais Requisições de outros Órgãos, investigar Crimes e muitas vezes até socorrer pessoas doentes.
Atualmente muitos dos serviços que prestávamos, hoje são feitos com a competências de outros órgãos e Secretarias.
Para o vasto serviço que a Polícia Civil prestou à sociedade no passado, sempre precisava usar algumas dessas viaturas mostradas acima.
Esse veículo é um VW modelo Parati que serviu como viatura da Polícia Civil. Nesse caso temos ai o policial civil Armando do Ex-Território, agora aposentado.
Fechamos nosso Post como uma homenagem ao velho e bom Fusquinha que serviu por muito tempo à Instituição policial civil de Rondônia. |
🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆🔆
VEJA TAMBÉM: Mix 47 - Mais um resgate feito com sucesso de registros fotográficos policiais.
PENSAMENTO DA VEZ:
“JAMAIS COMPRARIA UM FUSCA DE UM MINISTRO DO SUPREMO. Eles não usam Fuscas, andam de viaturas oficiais. São veículos luxuosos que em nada se assemelham com carros antigos e básicos. Não podem vender porque são bens públicos que precisam ir a leilão. Pensando bem: eu também não compraria um Fusca de um deputado nem de um senador.”
⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽
Referências do Post:
Post e Edição: Adm G. Gomes
Colaboração e pesquisas. Dr. Pedro Marinho e Cowboy Oliveira
Suporte: Sinpfetro.
Eu, andei em viaturas Gurgel fusca, Toyota, todas.
ResponderExcluirMe lembro que certa vez eu e o Dr Dário e vários agentes, estávamos em Rolim de Moura e fomos designados para ir até a fazenda São Felipe , hoje uma “cidade””, onde haviam muitos corpos em razão de tiroteio.
O sangue dos corpos corria pelo chão da viatura veraneio, até chegar em Pimenta Bueno, onde haviam, médicos legistas. Saudades desses carros acima.
Trabalhei e vários modelos de viaturas também, inclusive uma Frontier a qual não consta nesse Post.
ResponderExcluir